sábado, 24 de maio de 2014

Batalha de Tuiuti - o preço de atacar

A maior batalha terrestre já ocorrida na América do Sul ocorreu em 24 de maio de 1866. Não há como deixar de lado as dimensões e a violência do embate entre Paraguai e Tríplice Aliança, que contou com mais de 50 mil homens entre Paraguaios, Uruguaios, Argentinos e Brasileiros, além de numerosos estrangeiros contratados pelos exércitos de ambos os lados. O foco aqui, no entanto, será o da importância histórica desse momento.
As trincheiras já adiantavam o que seria visto na Primeira Guerra Mundial

Após o desfecho da Batalha Naval do Riachuelo, finalmente a Tríplice Aliança passava a investir contra o Paraguai. Primeiramente, retomaram-se todas as praças perdidas pela Argentina na primeira fase da guerra, para depois se adentrar o território paraguaio. Tomada a fortaleza do Itapiru, as forças aliadas seguiam lentamente pelo terreno pantanoso, sem mapas adequados, apenas com a orientação do Rio Paraguai. Vendo a dificuldade de marcha, Solano Lopez teve a ideia que decidiria a guerra até seu fim. A despeito dos conselhos de sua cúpula, o presidente paraguaio resolveu atacar o acampamento da Tríplice Aliança em Tuiuti com desvantagem numérica.

A surpresa do ataque surtiu efeito, mas não foi esmagadora como se esperava e os aliados tiveram moral elevada o suficiente para organizarem a defesa. O primeiro ataque contra a vanguarda uruguaia efetuou muitas baixas, contra os argentinos na ala direita, a batalha já era dura. A investida contra a ala esquerda, com a massa das forças brasileiras, no entanto, é que decidiu a batalha. Comandados pelo general Mallet, francês, os brasileiros haviam se preparado para uma situação como esta. O fogo da artilharia imperial comandada pelo general Osório causava baixas terríveis enquanto a cavalaria vermelha de caboclos tentava investir. Ao chegar a 50 metros do combate direto, todavia, depararam-se com um fosso cavado as pressas pelos brasileiros e ali ficaram para, em pouco tempo, perderem milhares de cavaleiros.

A decisão do comando paraguaio de atacar num território propício para defesa e em desvantagem numérica foi catastrófica. Apesar do elemento surpresa e do conhecimento do terreno, as baixas não seriam mais substituídas e a vantagem numérica dos aliados seria demasiado obstáculo para a vitória paraguaia que, mesmo assim, ainda resistiria por anos numa guerra defensiva muito onerosa para a Tríplice Aliança. Não fosse essa derrota, talvez a resistência paraguaia não pudesse ter sido sobrepujada pelas forças poderosas, porém cansadas e desgastadas pela estadia alongada em território estrangeiro hostil.

Após Tuiuti, diversas batalhas foram travadas ao longo do rio Paraguai, o que assolou todo o país
A história é feita de decisões e de sortes. A decisão equivocada de Solano Lopez, e não digo apenas a de atacar em Tuiuti, mas a de invadir Brasil e Argentina ao mesmo tempo, levou o seu país a total destruição. Não menos pesada para o país foi a atitude dos vitoriosos de assolar as cidades paraguaias, mas isso é assunto para outra postagem.

Atenciosamente.

Um comentário:

  1. Ótima postagem!

    Que as guerras fiquem apenas nos livros de História e a paz continue norteando as nações sul-americanas.

    Mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir