terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Monteiro Lobato - Racismo Anacrônico

Antes de iniciar, gostaria de deixar minha posição a respeito dessa personalidade clara. As idéias de Lobato, quanto à exploração do petróleo e do ferro e o fervor com que tentou fazer algo bom para o Brasil, como abrir uma editora nacional (rara ou inexistente, na época), as críticas à corrupção que publicava sem medo das consequências e a predileção pela literatura infantil (demonstração de zelo pelo futuro do país) são irrefutavelmente admiráveis. Ainda gostaria de dizer que sua obra "História do mundo para as crianças" da coleção do Sítio do Pica-pau Amarelo, foi talvez uma das mais importantes na construção do meu interesse pela história.

O escritor paulista, escritor de obras das de maior qualidade na literatura infantil e famoso por ser um homem a frente de seu tempo também não deixava de ter idéias muito intrínsecas de sua época.

Muitos já devem ter ouvido falar das acusações de racismo referenciadas a ele. Talvez nem todos saibam que correspondências dele com autores eugenistas foram encontradas e seu conteúdo é altamente racista.

A eugenia nada mais é que a famosa teoria da raça pura. Em particular, a eugenia negativa consistia no impedimento da proliferação de genes fracos (como o de deficientes físicos e mentais congênitos), mas não deixa de passar pela predileção étnica. A superioridade racial foi defendida com ares de ciência no início do século XX.

Kehl e Neiva, "cientistas" defensores da Eugenia no Brasil, correspondentes de Lobato, recebiam as cartas em que o escritor defendia a Ku Klux Klan, ressaltava lugares onde a teoria prosperava (por incrível que pareça, o maior deles eram os EUA!!!) e chegava a comparar populações de baianos pobres e mestiços com esterco.

Ante às provas, houve secretarias de saúde que repudiaram TODA sua obra, removendo-a da relação de livros escolares. É como se a simples leitura de uma obra escrita por um racista do início do século fosse contaminar as crianças, talvez com mensagens subliminares e o Nazismo fosse voltar com força total!!!!!!!!
Seja qual foi a autoridade que promoveu essa resolução que, pelo bem, foi revogada, olhou com os olhos de hoje um pensamento do passado e isso é errado, senão perigoso.

O pensamento Anacrônico é o interpretar com os valores de hoje um fato do passado; julgar a atitude tomada por um indivíduo que só sabia o que era da sua realidade à luz de toda a ciência de que dispomos atualmente.

A eugenia, na época, não era uma exclusividade nazista, mas florescia no Estados Unidos, que possuía leis de segregação racial já na década de 50. Nenhum defensor da teoria foi julgado e preso antes disso. Sabe por quê? Porque não era crime.

A moral dos povos não é estanque. É adaptativa e evolui. Só depois do que se viu durante a Segunda Guerra Mundial é que se passou a discutir em âmbito maior e perceber que o racismo é um problema e que deve ser resolvido.

Em defesa a Lobato, após a chegada da propaganda de guerra, que informava sobre atrocidades cometidas pelos alemães, as cartas de conteúdo repudioso cessaram e não surgiu nenhuma outra obra com teor duvidoso. Antes disso, quem leu "Negrinha" não pode acreditar que sua obra está contaminada de nazismo doentio subliminar, pelo contrário, mostra um autor que tenta relativizar a situação, entrando na mente e nas emoções da criança negra.

Enfim, o politicamente correto não pode ser um comportamento de rebanho. A moral e a civilidade é o que nos torna humanos e deve ser o que há de mais elevado em nossas mentes.

Só podemos nos lamentar por seu clamor por valorização da educação, tecnologia, das estradas e da exploração de recursos não terem sido atendidas e comemorar por ele ter recuado de sua defesa da eugenia antes que isso acabasse por destruir seu prestígio, ou pior, que ele conseguisse atrair a atenção de alguma autoridade a endossar o ideal.

Atenciosamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário