terça-feira, 29 de janeiro de 2013

28 de janeiro - Roosevelt em Natal

A visita de Roosevelt





Há exatos 70 anos, em 1943, o presidente americano Roosevelt se encontrava com Getúlio Vargas na cidade de Natal, onde se instalou uma base militar americana. Entre outras coisas, negociaram o envio de tropas nacionais para o cenário europeu, broto da idéia da Força Expedicionária Brasileira, que levaria mais de 25 mil soldados para o Sul da Itália. A missão que o trouxe do Marrocos estava munida de várias aeronaves, nada surpreendente para uma nação em estado de guerra.

Ao nascer do Sol do dia 29 de janeiro, Roosevelt já estava embarcado para partir para Trinidad, mas o povo brasileiro só saberia o conteúdo da reunião dos presidentes um dia depois, na coletiva de imprensa, uma vez que a conversação foi mantida em sigilo.

O momento histórico virou tema de livro: 1943 - Roosevelt e Vargas em Natal, de Roberto Muylaert e a população da cidade o tem como fato histórico marcante, de um período em que o Nordeste Brasileiro esteve em evidência no mundo. Vale salientar como a negociação foi importante para a indústria brasileira, que se tornaria uma das poucas a controlar o mercado do aço.

A FEB, porém, só sairia do papel um ano depois e participaria dos momentos finais da investida contra Mussolini e Alemães em território italiano.










Nenhum comentário:

Postar um comentário